O Natal está quase aí à porta e, com ele, todo o frenesim característico. Este ano, todas as condicionantes da situação pandémica que vivemos vão influenciar as nossas rotinas, mas, mesmo que fiquemos na nossas casas, mesmo que não possamos cumprir com as nossas tradições de convívio com a família e os amigos, não podemos perder os espírito natalício, não nos podemos esquecer dos presentes e mimos, da celebração, ainda que diferente, de uma ementa típica e recheada de pecados alimentares. Afinal é uma época repleta de alegria e magia, deixe-se envolver.

Pensar na ceia de natal é imaginar a mesa repleta de doces: os sonhos, as filhoses, a aletria, os mexidos ou formigos, as rabanadas, o bolo rei, e, conforme a zona do país, um ou outro doce típico natalício que tem sempre por base o açúcar, ovos e, por norma, a gordura dos fritos. 

Esta época deve ser aproveitada e vivida em pleno, no entanto podemos fazer pequenas alterações nas ementas destes dias festivos para aproveitá-los com saúde. 

Se tem diabetes, colesterol, ou mesmo hipertensão, se está a fazer um regime alimentar restritivo, deve ter alguns cuidados, mas também, como toda a família deve usufruir desta época especial com igual descontração e intensidade. 

Apresentamos algumas estratégias para compensar a ingestão em excesso das gorduras e açúcares. Mas lembre-se, não se deve privar do Natal! Faça, sim, escolhas mais saudáveis. 

Deixe os doces não natalícios para outras alturas. Bombons? Deixe para depois! 

Evite adicionar, ainda, mais calorias às refeições, tenha atenção às bebidas. Idealmente, deve iniciar a refeição com um chá* ou água aromatizada. O vinho tinto é o melhor acompanhamento da refeição (desde que não seja em excesso), uma vez que é rico em antioxidantes e tem benefícios cardiovasculares. Para quem não gosta de vinho, troque os refrigerantes ou sumos açucarados por chás frios, de frutos ou ervas, caseiros. 

No prato principal acrescente vegetais. Inicie a refeição com uma entrada pouco calórica, como uma sopa de legumes. O bacalhau de consoada é totalmente recomendado, desde que seja o tradicional bacalhau cozido acompanhado de um fio de azeite (atenção ⚠️ à quantidade), e não as variações calóricas, como o bacalhau com natas. 

Depois do prato principal, as aguardadas sobremesas ! Há soluções para os típicos fritos, a maior parte das receitas podem ser confecionadas no forno. Leia bem as receitas e veja onde pode cortar as quantidades de ingredientes, para reduzir o aporte calórico, como é o caso do açúcar, grande parte das receitas tem açúcar a mais, se não todas! As farinhas podem ser substituídas, no lugar das refinadas use farinhas integrais. 

Substitua as natas das receitas por iogurte grego (magro) ou leite evaporado. Nas receitas que usam leite, opte pelo magro, o teor de gordura e colesterol é bem menor. 

Use e abuse das ervas aromáticas 🌿 para dar um toque especial às suas sobremesas. Arroz doce com erva doce; bolo de maçã 🍎 com alecrim; papos de anjo com rosmaninho e doce de abóbora. As ervas aromáticas ajudam no processo digestivo. Para consultar estas e outras receitas clique aqui

Tudo começa nas idas ao supermercado. Faça a sua lista e siga-a estritamente, não compre mais que o necessário. Devemos sempre escolher as opções magras dos alimentos, sem açúcares adicionados (para além dos naturalmente presentes), integrais, e as gorduras mais saudáveis como o azeite virgem.

No final da refeição levante-se da mesa! Se passar o dia à mesa não vai resistir à tentação em forma de sonhos ou filhoses que estão à sua frente e vai petiscando enquanto conversa. 

Faça mais exercício – se vai aumentar a sua ingestão calórica, também deve praticar mais exercício para queimar as calorias que ingeriu. 

Para além de tudo isto, e como forma de ajudar nestas condicionantes, estão disponíveis suplemento alimentares para ajudar no bloqueio de absorção de gorduras, como é o caso do Nutradvance Total Kcal Blocker Plus, o suplemento alimentar à base de extratos de plantas, vitaminas e minerais com objetivo de evitar a absorção calórica extra de uma refeição em particular. Saiba mais aqui. Os suplementos alimentares ricos em alcachofra, e outros hepatoprotetores ajudam na desintoxicação do nosso organismo, compensando os excessos, consulte aqui a lista de hepatoprotetores que temos disponíveis. 

 

*Chá 🍵 de Gengibre e Canela 

  • Gengibre ano (vai depender da sua sensibilidade ao picante 🌶 🥵)
  • 1 pau de canela
  • Raspa de limão 🍋 e laranja 🍊

Colocar em infusão todos os ingredientes durante 2 minutos. Servir quente ou frio. 

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