A líbido manifesta-se nos homens e mulheres de forma diferente, não só fisicamente como psicologicamente.
A excitação começa na nossa mente. Por norma, numa resposta a um estímulo visual, sensorial, mental… o nosso cérebro envia sinais para o resto do nosso corpo, especialmente para a área genital.
As alterações fisiológicas da resposta sexual incluem, obviamente, uma ereção nos homens e aumento da sensibilidade dos mamilos, aumento do volume da vulva e clitóris e lubrificação vaginal nas mulheres. Para ambos há um aumento do ritmo cardíaco, da pressão sanguínea e a respiração torna-se mais rápida. O clímax, o orgasmo.
A velocidade da nossa resposta ao estímulo depende de vários fatores:
- stress e ansiedade a que estamos sujeitos
- grau de cansaço/descanso
- se estamos alcoolizados ou não
- sentimento face ao parceiro(a)
- grau de segurança e confiança em nós e no parceiro(a)
O desejo e a disponibilidade para sexo pode mudar ao longo do tempo e pode ser influenciado por varios aspetos do dia a dia, tais como a toma de determinados medicamentos, alterações hormonais e outras alterações fisiológicas como a secura vaginal, stress, distrações…
Cabe ao casal falar sobre isso abertamente e explorar as melhores opções para ultrapassar esta fase. Isto varia de casal para casal, mas o mais importante é chegar a um compromisso de compreensão mútua. O parceiro que tem alta líbido não se deve sentir rejeitado e o parceiro com menor líbido não se deve sentir pressionado e/ou ressentido pelo estímulo do parceiro.
É importante encontrar o cerne da questão. Em qualquer dos casos deve abrir um canal de comunicação com o seu parceiro(a) e eventualmente com um profissional, o seu médico ou farmacêutico para lhe prestarem o melhor aconselhamento.
A toma de suplementos alimentares revigorantes e estimulantes é muitas vezes sugerida. Sabemos hoje que a ação de algumas plantas, vitaminas e aminoácidos podem ter um efeito benéfico na saúde sexual, por exemplo:
- Maca – raiz energizante e revitalizante que ajuda a estimular o vigor e o rendimento físico;
- Tribullus Terrestris – contribui para estimular de maneira natural o desejo e a capacidade sexual conferindo resistência;
- Guaraná – energizante e estimulante;
- Ginkgo Biloba – melhora a circulação cerebral e periférica;
- Damiana – ou Turnera diffusa para melhoria da performance sexual;
- L-Arginina – Aumenta os níveis de óxido nítrico, que funciona como um transmissor nervoso, aumentando o fluxo sanguíneo;
Encontre nos suplementos alimentares Turn On o estímulo para recuperar a sua vida sexual. Turn On está disponível para homem e/ou mulher. Compre aqui.